22 de out. de 2010

Entrevista - Jon Roosevelt



Olá blogeiros de plantão resolvi abrir uma coluna de entrevistas com alguns guitarristas e o primeiro será. Jon Roosevelt guitarrista e produtor. Vamos a entrevista.

1 - Como a guitarra entrou na sua vida?

" Me interessei por música desde os 3 anos de idade, cantando na igreja. Minha família é toda de músicos. Com 6 anos comecei a tocar bateria. Toquei direto até os 12, quando ganhei meu violão, e como na bateria, foi pegando as coisas por ouvido, haja visto que meu conhecimento teórico era mínimo. Por volta dos 13, 14 anos meu pai me deu minha primeira guitarra, que eu ligava no mini system da minha casa."

2 - Você é um guitarrista de? Como define seu tipo de som?

"Pergunta meio difícil. Logo após comprar minha guitarra fui introduzido ao blues. Passei por muitos estilos, do new metal, grunge, ao pop punk e pop. Mas hoje, maduro, sinto-me um guitarrista de blues. O feeling o weep da guitarra blues é algo que está sempre presente nos meus licks".

3 -Qual setup vc utiliza atualmente incluindo gtr, ampli e pedais?

"Meu setup, até pela minha pegada mais blues, é algo bastante simples. Concentro me bastante na pegada e palhetada e equalização do amp.

Tenho uma Epiphone SG G400 1996 com captação Gibson BurstBucker. Abaixei a altura dos capt

adores o máximo possível pra que ficasse quase 'low gain', daí consigo o estalado clássico da strato.

Violão folk SX, captação passiva.

Compressor handmade, réplica do Dynacomp da MXR. Possui uma chave grave/agudo que eu utilizo no agudo pra compensar o grave da SG. Ele fica ligado todo o tempo.

Um Wah Wah Vox v847.

Um turbo overdrive Boss od-2, com muito pouco ganho e Equalização flat.

Delay, handmade, réplica do Boss DD3, que praticamente uso como reverb.

Um equalizador, Boss GE7, o qual utilizo, apenas o ganho, deixando a equalização em flat. Ele funciona como um booster pra solos.

Tenho, além disso, um distortion DS-1 da Boss, que utilizo muito pouco, pra sons como de fuzz.

Utilizo, às vezes, o amplitube, um simulador de amp, através do notebook, como fender bassman '67.

Equalização dos amplis sempre:

Graves-12 horas;

Agudos e médios-3 horas".

4 -

Na hora de comporo que não pode faltar?


"Na hora de compor não pode faltar, meu caderninho vermelho, meu notebook pra registro e um violão ou guitarra".

5 -

Porque a escolha da guitarra como seu instrumento?

"Sempre tive um certo 'espírito de liderança', musicalmente falando. Pra conciliar voz e instrumento, a bateria não era muito comum. Acabei indo pra guitarra, influenciado por caras como o Dave Groll do Foo Fighters, que migrou da batera pra guitarra".

6 -

Fale um pouco seus trabalhos atuais:

"Atualmente, estou trabalhando num projeto solo, um rock pop com influências de country e blues e muita, muita guitarra. Além de músico, sou produtor, e estou produzindo o disco da Lays Lellis".

7 -Dê um conselho para quem esta começando:

"Conselho para os que estão começando, é antes de tudo, ter certeza de que a música é mesmo o seu dom, seu chamado, se é, tenho certeza de que os esforços serão muitos, e quase sempre naturais. Ouça muita música, ouvir é melhor que estudar, ouvir trás feeling, sentimento, escola trás técnica, e técnica pura não move o coração de ninguem, nem mesmo o de Deus".


Contatos:


www.twitter.com/JonRoosevelt

www.facebook.com/jonathanroosevelt

3 comentários:

  1. hehe, bacana! Espero que o blog seja bastante frequentado!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Muito legal seu espaço!!!! Parabéns!!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Que bacana. Gostei de tudo, principalmente porque o cara é meu filho. Beleza.

    ResponderExcluir