24/11/2009

Montando set up de pedais compactos!






DICAS






Para um guitarrista, é muito divertido tirar timbres, testar possibilidades, usando pedais analógicos, as famosas caixinhas coloridas. Não desmerecendo o valor e atributos das pedaleiras, mas o som analógico é incomparável. Existem algumas inconveniências, é verdade. Cabos, ligações, peso, transporte, alimentação, mal-contato... Mas tudo pode ser resolvido.

É muito comum me perguntarem como montar um set up de pedais compactos, principalmente com dúvidas na ordem da ligação. Primeiro de tudo, vamos falar de acessórios.

Cabos de conexão

Não economize em cabinhos de plugar um pedal no outro. Se você optou em usar pedais compactos, faça a coisa certa e invista em cabinhos de qualidade. Se precisar cabos com medidas especiais, mande alguém que entenda disso fazer os cabos pra você utilizando o melhor cabo e os melhores plugs. Aqueles cabinhos vagabundos de 5 paus, dão chiado, roubam sinal, dão mal contato, e o pior: quando você mais precisa, eles pifam, te deixam na mão. Torça para não ser bem na hora do solo.....

Alimentação

Fique sempre atento ao consumo de cada pedal. Uma única fonte de 200Ma pode não dar conta de alimentar vários pedais, só porque tem vários conectores. Veja sempre o consumo de cada pedal. Por exemplo, um DISTORTION consome muito menos que um DELAY ou um Wah-Wah. Se você usa tipo 4 pedais, ótimo, uma fonte só pode dar conta. Mas com 5 ou mais pedais, é muito importante você ter um pedal POWER SUPPLIE como os modelos da BOSS, LS2 (Line Selector), TU2 (Chromatic Tuner) ou NS2 (Noise Supressor). Esses pedais recebem a energia da fonte e distribuem para os demais. A diferença é que além dessa função, eles tem funções esecíficas. O TU2 é um afinador em forma de pedal. O LS2 diviode o sinal possibilitando você ter 2 set ups e escolher qual usar. O NS2 (o que eu uso) é um eliminador de ruidos de captação, sinal. Eu gosto do NS2, mas não pensa que ele fará milagre com todos os ruidos indesejáveis. Mesmo usando um desses pedais alimentadore, eu recomendo deixar o WahWah fora dessa cadeia de energia e dedicar uma fonte só para ele.

Se for usar uma régua de energia (tipo extensão) que seja uma de metal, de boa qualidade para aguentar duas fontes e um monte de pedais!

Case


Fundamental para 3 ou mais pedais. Não ter case e ter pedais compactos é um pluga despluga que além de incomodar, desgasta, dá trabalhgo, ruim de transportar... A BOSS tem um modelo BCB30 para 3 pedais e o BCB60 para 6 pedais que tem alimentação própria, IN/OUT para afinador, é uma beleza de produto. Podem ser dimensionados para usar os pedais TWIN da BOSS. A desvantagem é que o limite são 6 pedais, não cabe peerfeitamente pedais de outras marcar e o WAH-WAH ou Volume ficarão de fora.

Se mandar fazer um case, sei que dá vontade de economizar... Mas atenção na qualidade, a madeira apodrece, as ferragens enferrujam fácil, não fecha direito. Eu tenho um case top da HARD CASE, foi caro, cabem 6 pedais mais um WahWah, é muito bom, tem um encaixe perfeito, as ferragens fecham bem, são inoxidáveis. Tenho um case vagabundão também, paguei barato só para caber todos os pedais... Uma droga, não fecha, em meses enferrujou as ferragens, caiu as borrachinhas, coisa ruim mesmo. Não dá pra confiar.

EFEITOS

Vamos pensar em tipos de efeitos:

DISTORÇÂO: Distortion (BOSS DS1, MXR M104), over drive (BOSS SD1, IBANEZ tube Screamer TS9) Fuzz
COMPRESSÃO: Compression Sustainer
MODULAÇÃO: Chorus, Flanger, Phaser
DELAY/REVERB: Digital Delay
Wah Wah: o clássico Cry Baby
Pedal de Volume/ Equalização: EQUALIZER

DICAS DE ENCADEAMENTO

Arrisco dizer que não existe maneira errada de ligar pedais. Mas existe maneiras pouco convencionais. Se você tem várias unidades de efeitos pode fazer testes a vontade e descobrir um som incrível. Aqui vou dar dicas do "normal", do mais apropriado, não estou fazendo nada vanguardista, ok?

1) O pedal WahWah será o primeiro EFEITO da cadeia. Antes pode er o alimentador (NS2) ou afinador. Ele vem antes da distorção para você controlar o Wah na distorção. Mas certamente pode tentar colocar a distorção antes do Wah e ouvir o resultado o resultado de mandar o sinal distorcido pra dentro do Wah...

2) A Equalização virá depois da distorção exatamente para você equalizar o som da distorção. Se colocar o Equalizer antes da distorção, perde a chance de dar ganho no som.

3) Modulações, Delay, Reverb serão o final da cadeia

4) Pedal de volume vem antes das modulações e Delay e depois das distorções. Se ligar o volume antes da distorção, você controlara a intensidade da distorção. Ao abaixar o volume, a distorção perde ganho.

Exemplo com WahWah e depois da distorção:

Nenhum comentário:

Postar um comentário